segunda-feira, 17 de setembro de 2012

30 de setembro: Dia da Secretária, Dia da Navegação, Dia Mundial do Tradutor e Dia Nacional do Jornaleiro

337 - Dia da Secretária: A secretária é a responsável por auxiliar e assessorar gerentes e diretores de empresas, além de agendar a rotina diária do local onde atua. Dar e anotar recados, redigir ofícios, registrar reuniões, administrar informações e arquivar documentos importantes são algumas de suas funções.
Antes, a função de secretária exigia o conhecimento da língua portuguesa. Com a globalização, além do português, é necessário o conhecimento de pelo menos uma outra língua, além de conhecimentos em softwares específicos de redação de textos.
O curso de secretariado executivo dura em média três anos, sendo obrigatório estágio de seis meses e a apresentação de um trabalho de conclusão. Há também cursos técnicos que fornecem boa base dos quesitos necessários para o exercício da profissão e possibilitam o registro para exercê-la.


http://www.fotosimagens.net/wp-content/uploads/2011/10/Feliz-Dia-da-secret%C3%A1ria.jpg

http://www.fotosimagens.net/wp-content/uploads/2011/10/Dia-da-secret%C3%A1ria-frase.jpg

http://www.paixaoeternura.com/images4/mesp_secretaria3_img.jpg

http://www.mundodanet.com/wp-content/uploads/2010/08/30-setembro-dia-da-secretaria.jpg

http://www.ideiasdpi.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/MKTdPi-SECRETARIA.jpg


Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-da-secretaria.php




338 - Dia da Navegação: O homem, desde antes de Cristo, vem desenvolvendo técnicas e instrumentos para orientar-se durante o deslocamento de um ponto a outro para determinar sua posição e direção.
Na Antiguidade, no Mediterrâneo, os egípcios, fenícios, gregos e romanos utilizaram os conhecimentos dos ventos, reconhecimento dos astros, relevos e inscrições hieroglíficas para desenvolver técnicas de auxílio a orientação das "Naus" (embarcações da época). Criaram os pontos cardiais (Norte, Sul, Leste, Oeste), a rosa dos ventos em graus e as primeiras cartas de navegação usando o conceito de Latitude e Longitude.
No início da Idade Média, com o crescimento do comércio entre os povos, surgiu a bússola, desenvolvida pelos chineses dando início a técnica e a ciência de Navegar com um "rumo" e um "estimado".
No final do século XV, o navegador Italiano Américo Vespúcio e Cristóvão Colombo, na tentativa da primeira circunavegação às Índias, levaram a bordo um almanaque com uma lista de posições e eventos relacionados aos corpos celestes efetuados em Ferrara, Itália. Após vários dias no mar, observando os horários dos alinhamentos da Lua com Marte, Vespúcio calculou a distância que estavam de Ferrara e concluiu que não estavam nas Índias, mas em um novo Continente.
Este fato foi o marco do início da Navegação Astronômica, com o desenvolvimento do Sextante (instrumento utilizado para observar os astros), uma evolução do Astrolábio e do Quadrante.
Com a chegada do século XX dá-se início a uma nova ciência que revoluciona as técnicas e sistemas de navegação, a Eletrônica. Em 1912 surgiram os primeiros equipamentos de rádio-navegação que se desenvolveram rapidamente.
Com a II Guerra Mundial, veio o RADAR - Radio Detection And Ranging - que tem a capacidade de medir lapsos de tempo entre emissão/recepção de ondas de rádio, princípio utilizado, mais tarde, nas navegações via satélite.
Atualmente, o GPS (Global Positioning System, sistema de Navegação por Satélite com uma precisão de 1 metro para uso militar e 15 metros para uso civil) é o sistema de navegação mais moderno e de maior precisão e confiabilidade utilizado no mundo.
É também, amplamente usado por diversos segmentos como: agricultura, engenharia, competições esportivas, segurança, trânsito e outros.


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/imagens/dia-da-navegacao-004.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-uiqbvzMZBMw/ToYnisBuMZI/AAAAAAAAAZ4/tPw0nhtafbs/s1600/Navega%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg
Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-da-navegacao.php




339 - Dia Mundial do Tradutor: O Dia Mundial do Tradutor, comemorado em 30 de setembro, foi escolhido por corresponder ao Dia de São Jerônimo, santo católico considerado o patrono dos tradutores.
O profissional que atua com Tradução tem como função interpretar e traduzir textos orais e escritos de outros idiomas para o português, a fim de propiciar a todos o perfeito entendimento da mensagem proferida.

http://2.bp.blogspot.com/_CcoVrXKWO3M/SsNNlZ3LYEI/AAAAAAAADcU/Pnl8zzOat4s/s400/TRADUTOR.jpg

Tirado de: http://fmuoficial.blogspot.com.br/2010/09/dia-mundial-do-tradutor-30-de-setembro.html




340 - Dia Nacional do Jornaleiro: A informação, nos dias de hoje, é um bem indispensável.
É através dela que norteamos nossas vidas, que sabemos o que acontece em mundos distantes do nosso. A informação, além de tudo, nos oferece entretenimento.
E não é só aos jornalistas e produtores de um jornal que devemos agradecer pelo fato da informação chegar até nossa casa. Devemos agradecer a milhares de profissionais que trabalham na distribuição dessa informação.
E quando tratamos de jornal impresso, estamos falando do jornaleiro.
O jornaleiro pode ser aquele que fica na banca de jornais, que vende todo tipo de material informativo periódico como jornais, revistas, palavras-cruzadas, apostilas etc.
Há aquele jornaleiro que, na maioria das vezes, são crianças ou adolescentes, que vendem jornais nas ruas ou em sinaleiros.
A profissão é reconhecida pelo ministério do trabalho e sua descrição está relacionada na Classificação Brasileira de Ocupações. O jornaleiro que fica em bancas e o que fica nas ruas estão incluídos como ambulantes.

http://gazetasantoantonio.files.wordpress.com/2009/10/arte-campanha-jornaleiro.jpg?w=500

http://i961.photobucket.com/albums/ae96/Passeiaqui7/Datas%20Comemorativas/355-DiadoJornaleiro.gif

http://2.bp.blogspot.com/_DWdnaV0nHPg/TKS8btu5YsI/AAAAAAAACIU/gXsPLMSE1JU/s1600/dia+do+jornaleiro.jpg 
Tirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-do-jornaleiro.php

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respondam aqui o que acharam,ou peçam alguma postagem em especial.